Divulgadas regras para leilão da primeira usina do Rio Madeira

By: 
Sabrina Craide, Agência Brasil
Date: 
Thursday, November 1, 2007

Brasília - O aviso do edital para o leilão de energia da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, que será construída no Rio Madeira, em Rondônia, foi publicado hoje (1º) no Diário Oficial da União. O leilão deve ser realizado no dia 10 de dezembro.

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o edital na última terça-feira (30). O preço máximo da energia foi definido em R$ 122 por megawatt-hora (MWh) e vencerá o leilão quem oferecer o menor lance em reais por megawatts-hora. O pregão será realizado na sede da Aneel em Brasília, por meio de sistema eletrônico.

A entrega de documentos para inscrição de empresas proponentes e compradoras deverá ocorrer até o próximo dia 20 de novembro. O leilão estará aberto à participação de empresas nacionais públicas ou privadas, de forma isolada ou em consórcios.

Além do consórcio formado pela construtora Odebrecht e pela subsidiária Furnas, também devem participar da licitação as estatais Eletronorte, Eletrosul e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A Chesf está associada à empreiteira Camargo Corrêa e a Eletronorte está associada à Alusa, empresa brasileira de engenharia especializada na montagem de sistemas de energia e telecomunicação.

O edital do leilão, com todos os detalhes para quem quiser participar da disputa, estará disponível a partir das 14h de hoje na página eletrônica da Aneel. O endereço é o www.aneel.gov.br, em Espaço do Empreendedor, dentro do link Editais de Geração/Leilão 005/2007.

A usina de Santo Antônio é a primeira das duas hidrelétricas que devem ser construídas no Rio Madeira. O leilão para a usina de Jirau deve acontecer no início do ano que vem. As duas usinas devem gerar 6,5 mil megawatts de potência.