Mais um desiste de usina no rio Madeira; leilão terá 3 participantes

By: 
Folha de São Paulo
Date: 
Friday, November 30, 2007

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira que o leilão da usina de Santo Antônio, a primeira no complexo do rio Madeira (RO), terá apenas três participantes, já que dois dos interessados não realizaram o depósito e retiraram as senhas para o acesso ao sistema do leilão. Para os proponentes, as garantias corresponderam a 1% do valor do investimento.

Os desistentes são a estatal Eletronorte e o consórcio Norte Energia, formado pelas empresas Alupar Investimentos S/A (37,5%), Indústrias Metalúrgicas Pescarmona (15%), Schahin Holding (27,5%), UTC Engenharia (10%) e Schahin Engenharia (10%).

Assim, permanece na disputa o Consórcio de Empresas Investimentos de Santo Antonio (Ceisa), do qual participam Camargo Corrêa (0,9%), Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), com 49%, a CPFL Energia (responde por 25,05%), e ENDESA Brasil (25,05%).

Também prossegue o Madeira Energia, que reúne a Odebrecht (com participação de 17,6%), Construtora Norberto Odebrecht (1%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%), Furnas Centrais Elétricas (39%) e Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP, formado pelos bancos Banif e Santander), com 20%.

Por fim, há o consórcio CESB (Energia Sustentável do Brasil), que tem a Suez, com 51% de participação, em parceria com a Eletrosul, que ficou com 49%.

Leilão

O leilão de Santo Antônio será feito no dia 10 de dezembro, em Brasília. A usina terá capacidade de 3.150 MW. Até 30% da energia gerada na usina poderá ser vendida no mercado livre, para grandes consumidores como mineradoras, indústrias e shoppings.

Pelo cronograma, as empresas inscritas deverão fazer a entrega de garantias de participação e retirar as senhas para o acesso ao sistema do leilão na próxima sexta-feira (30). Para os proponentes, as garantias correspondem a 1% do valor do investimento; para os compradores (veja lista aqui), correspondem ao valor de R$ 2 mil por megawatt (MW) médio de demanda declarada.

O valor total do investimento, avaliado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), para a construção da usina de Santo Antonio foi definido em R$ 9,5 bilhões. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai financiar até 75% do investimento total. Para os chamados itens financiáveis --que incluem máquinas e equipamentos nacionais e gastos sócio-ambientais-- o percentual é de até 85%.

O leilão da segunda usina do complexo do rio Madeira, Jirau, com capacidade de 3.300 MW, está previsto para março de 2008.

O empreendimento deverá gerar energia a partir de dezembro de 2012, data prevista para a entrada em operação das duas primeiras unidades geradoras.